1.Uma historiazinha:
D. Dissertação é uma mulher muito elegante, vestida de crepe, com um indefectível vestido preto, feito pelo melhor costureiro europeu… Meias italianas de seda, sapatos e bolsa Armani. Jóias. no dedo da mão esquerda um diamante de um quilate. Maravilhoso colar. Esta mulher é D. Dissertação…
Mas , se você usar nela gírias ou linguagem coloquial… pobre de você (e dela!): é como se lhe colocasse na orelha um baita brinco de plástico cor de abóbora…
Portanto, não use linguagem não adequada à dissertação. Ela, meu (minha) caro (cara) não merece isso de você.
2. A última coisa…
que deve ser colocada numa dissertação é o título. Mesmo que vc já tenha terminado o rascunho , mesmo já passando a limpo, guarde o título para depois de tudo terminado.
O título é seu, bem precioso, ele representa a síntese de seu trabalho intelectual e deve ser retirado, principalmente, do último parágrafo (fecho ou conclusão). Faça-o chamativo e preferencialmente metafórico.
3. Uma outra historiazinha:
Ainda sobre o título… Você conhece um jornal chamado Notícias Populares, célebre pelas manchetes chamativas que usa, não conhece? E sabe também que ele vende horrores nas bancas, não sabe? Você me responderia por que isso acontece? Manchetes, meu filho, manchetes… A força delas.
Feche os olhos e imagine-se na banca. Imagine um jornal que tivesse os seguintes títulos: A crise, A inflação, A viagem, O Congresso, O dólar… E me responda, rapidinho:
– Você compraria este jornal?
Já sei a sua resposta…
Pois então, meu caro pré-vestibulando, o corretor também não compra sua redação quando ela usa os mesmos títulos.
Faça um balanço: você tem usado títulos muito bons ou… vai mesmo na base de “Minhas férias”?