Para quem vai prestar este ano FUVEST, transcrevo aqui o que a profa. Rosângela Sarteschi anotou no livro “Questões Resolvidas” que acompanha o Manual do Candidato neste ano, a propósito do que se esperava dos alunos prestantes no ano passado . Bom que se guarde bem, para não esquecer:
Tema da Redação/99:
Como você avalia a jovem geração brasileira que constitui a maioria dos que chegam agora ao vestibular? Situada, em sua maior parte, na faixa etária que vai dos dezesseis aos vinte e um anos, que características essa geração apresenta? Que opinião você tem sobre tais características?
Para tratar desse tema, você poderá, por exemplo, identificar as principais virtudes ou os defeitos que eventualmente essa jovem geração apresente: indicar quais são os valores que, de fato, ela julga mais importantes e opinar sobre eles. Você poderá também considerá-la quanto à formação intelectual, identificando, aí, os pontos fortes e as possíveis deficiências. Poderá, ainda, observar qual é o grau de respeito pelo outro, de consciência social, de companherismo e solidariedade efetiva, de conformismo ou de inconformismo que essa geração manifesta.
Refletindo sobre aspectos como os acima sugeridos, escolhendo entre eles o que você julgue mais pertinente ou, caso ache necessário, levantando outros aspectos que você considere mais relevantes para tratar do tema proposto, redija uma DISSERTAÇÃO EM PROSA, apresentando argumentos que dêem consistência e objetividade ao seu ponto de vista.
Eis as anotações daquela professora:
“O tema da redação da Fuvest de 1999 está redigido de forma precisa. A banca examinadora pretendia, com a escolha do assunto, medir o grau de inserção do vestibulando na sociedade e a sua capacidade de expressão. Em situação semelhante, o candidato precisa tomar alguns cuidados para fazer um bom exame. Em primeiro lugar, ele não deve tentar adivinhar o que a banca examinadora gostaria de ler. Deve ser autêntico e defender os seus próprios valores, caso contrário, poderá cair em contradição no corpo do texto. Afinal, só temos condições de expressar com clareza os assuntos que dominamos. Outra recomendação importante é controlar o tempo para que a prova não fique incompleta. Mesmo assim, o candidato deverá ser fiel a três requisitos importantes para a expressão de idéias. Deve ser objetivo, isto é, expor adequadamente o seu pensamento sobre o assunto, usando vocabulário adequado, sem, no entanto, exagerar no uso de palavras com cujo significado não esteja familiarizado. Seu texto deve ser claro, com argumentos coerentes, frases curtas e sem grandes distâncias entre sujeito e predicado. E, para evitar incongruências, deve apresentar textos concisos, usando as subordinadas só quando estritamente necessárias e com os conectivos corretos. Para isso é aconselhável elaborar um roteiro da exposição de idéias antes de começar a redigir.
Essas recomendações não impedem que o vestibulando faça um exame atraente e ser atraente, neste caso, é escrever com simplicidade, sem academicismo, falsa intelectualidade ou lugares comuns gratuitos. Escrever de forma atraente é, também, colocar bem os pensamentos e as palavras, evitando eufemismos e ambigüidades. As frases devem ser curtas, mas redigidas de modo a permitir ao leitor a assimilação da idéia. A intercalação de muitas frases no mesmo período, em geral, é uma barreira ao entendimento, porque impede o equilíbrio e a continuidade do pensamento. (…)”