Se você vai se inscrever para prestar o concurso vestibular da Unicamp/2000, lembre-se de que pode contar, para fazer sua redação, com três modalidades:
a. uma narrativa;
b. uma dissertação; ou
c. uma carta.
A Unicamp propicia abordagem do tema, sempre, nas questões sociais que envolvem o Brasil e é preciso ler , durante todo o ano, revistas e jornais, manter- se sempre informado a fim de que possa rechear sua dissertação ou carta de bons argumentos.
Ao escolher um dos modais, é conveniente levar em consideração que narrativa é pra quem tem absoluta certeza que é bom mesmo quando escreve histórias e que serão levados em julgamento os componentes estruturais, o conteúdo e o estilo na condução da narração.
A dissertação é a modalidade mais escolhida, talvez pelo fato das escolas em geral preferirem apostar nela, uma vez que os outros vestibulares brasileiros indicam esse tipo específico de redação para que os vestibulando dissertem, opinem sobre determinado tema.
A carta é sempre dissertação em 1ª pessoa, não desanime. Mas não se esqueça de colocar nela : cidade, data, vocativo e assinar apenas com suas iniciais. Ela é sempre dirigida a uma pessoa de destaque, uma autoridade , e vc deverá defender um ponto de vista em relação ao que se noticie sobre aquela pessoa ou declarações, atos que tenha dada ou feito.
O pronome de tratamento senhor ou senhora substitui qualquer outra forma de pronomes, mas se vc ainda tem dúvidas, eis aí os que podem ser usados:
Os principais pronomes de tratamento são:
Vossa Alteza V.A. príncipes, duques
Vossa Eminência V.Em.ª cardeais
Vossa Excelência V. Ex.ª altas autoridades, oficiais-generais
Vossa Magnificência V. Mag.ª reitores das universidades
Vossa Majestade V.M. reis, imperadores
Vossa Santidade V.S. papa
Vossa Senhoria V.S.ª tratamento cerimonioso
Vossa Reverendíssima V.Rev.ma para sacerdotes